A rotina da casa

 

(*post original publicado no Facebook em 08 de maio de 2015)

Ah, a rotina… Ela existe em qualquer lugar do mundo. Aqui não é diferente. Só é no Canadá!
Mas posso falar com toda certeza que fica bem mais difícil pra essas bandas simplesmente porque só temos a nós mesmos. Aqui não existe essa coisa de empregada todos os dias, passadeira, arrumadeira, cozinheira, babá… (a não ser que você esteja disposto a gastar uma bela grana, mas ainda assim a questão aqui vai além, é cultural, as pessoas não tem esse hábito). O máximo que conheço é gente que chama faxineira uma vez por semana ou a cada 15 dias pra dar uma mãozinha…
Aqui a gente tem que se virar mesmo! Todo o trabalho doméstico fica dividido entre nós.Lá em casa a gente tem funções definidas pras coisas funcionarem bem. Mas cansa, viu? Precisa ter disposição de trabalhar, estudar, cuidar da casa e dos filhos mas não tem jeito. Sabíamos disso e topamos viver assim.

Eu já tinha comentado em algum outro post que, olhando de fora, morar em outro país pode parecer um conto de fadas. Mas não é!
Para recebermos os “benefícios” como segurança, educação, transporte de qualidade, a gente acaba pagando um pouco por ficar longe da família e amigos, deixando a zona de conforto e certos “luxos” para trás.

Voltando para as tarefas domésticas, vou tentar explicar um pouco como são as coisas aqui:

– Limpeza da casa: a maioria das casas tem carpete. Eu não podia pensar nisso antes mas agora adoro. Ok, é chato demais limpar (ainda estou testando varias técnicas) mas no frio é ótimo!!! Aqui em casa o carpete é apenas nos quartos e escritório. A sala, cozinha e área externa a gente limpa normalmente com vassoura e aspirador de pó.

– Louça: eu adoro lavar louça mas todas as casas já vem com máquina de lavar louças, o que quebra um galho! Além dela, as casas contam com geladeira, fogão elétrico, microondas (a maioria), máquina de lavar roupa e secadora de roupa.

– Lavar e passar roupas: a rotina é simples… Coloca na máquina de lavar, depois passa para a secadora e depois direto para o armário. Isso mesmo, você leu certo! Aqui não se passa roupa (a grande maioria das pessoas não passa mas claro que existem exceções). Eu mesma nem tenho ferro!!!! A roupa sai quentinha da secadora para o cabide ou gaveta. Pense comigo… A gente passa 8 meses de casaco aqui… Do que adianta passar e deixar lisinho se vai amassar tudo de novo? E mesmo assim as roupas nem ficam amassadas. É uma das coisas que eu mais adoro!!!

– Faxina: minha cozinha tem piso de madeira, como a sala, então não rola uma aguinha no chão de jeito nenhum. E o banheiro não tem ralo…. Dessa forma, a gente tem que criar alternativas diferentes para manter a casa sempre limpinha!

– Cozinhando: fogão elétrico é uma maravilha mas precisamos aprender o tempo dele. Normalmente a comida fica pronta mais rápido que no fogões a gás que estamos acostumados do Brasil.

Enfim, pra tudo tem um jeito, podem acreditar! Algumas coisas são mais fáceis, outras mais complicadas mas a gente consegue!!

Beijos e até a próxima!!

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s