As primeiras impressões

(*post original publicado no Facebook em 11 de março de 2015)

Sabe aquela sensação boba que a gente sente quando viaja e conhece um lugar novo? Pois é, chegar aqui não foi diferente mas tinha algo mais do que isso. A gente estava conhecendo a nossa nova casa! Uma das primeiras coisas que percebi foi que o trânsito é muito organizado. Você pode passar dias (juro!) sem ouvir uma buzina! E o pedestre tem a preferência sempre.

A receptividade das pessoas é incrível. Vancouver tem grande parte da população composta por imigrantes então somos todos um pouco parecidos. Sendo assim, as pessoas tem paciência de explicar e ajudar.

Uma coisa que me chamou muito a atenção foi o número de lojas e restaurantes chineses. Eu sabia que a maioria dos imigrantes vinham da China nas não imaginava que era tanto. Hoje eu já acho normal, já é natural ver toda essa sinalização mas, no início, cheguei a ter a impressão de que eu não estava no Canadá.

Antes de comprarmos nosso carro andamos muito de skytrain e ônibus. Em menos de uma semana de Canadá meus filhos já tinham andado de transporte público mais do que a vida toda no Brasil! O transporte aqui é pontual, seguro e com uma rede eficiente e integrada.

Falar de Vancouver e não falar do clima e das chuvas não existe….. Chegamos no outono com uma temperatura bem agradável. Por volta de 17 graus durante o dia. Dava para passear e tirar o casaco numa boa. O problema mesmo é quando chove. E como chove!!!! Chove muito (se você nunca veio aqui não sabe o que isso significa)! Não é sobre a quantidade – nunca cheguei a ver uma tempestade daquelas típicas do verão do Rio – a chuva aqui é fina e constante, as vezes por uma semana sem parar.

A gente até aprende uma nova maneira de conviver com ela: casaco impermeável, capuz na cabeça, botas de chuva e… rua! Guarda-chuva mesmo só se chover muito!

Limpeza urbana vale ser lembrada…. Sou do Rio, uma lixeira transbordando a cada 100 metros e muita sujeira no chão. Por aqui quase não se vê lixeira nas ruas. Elas existem mas não são tão fáceis de se encontrar. Mesmo assim…. Cidade limpa. É ou não é uma questão de educação?

E para finalizar, aqui tem free Wi-Fi por toda parte!!!

Até a próxima!

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s