Bye Bye Brazil

(*post original publicado no Facebook em 11 de fevereiro de 2015)

Hoje o assunto é sobre coisas práticas: como foi a mudança!!

Pois bem, lá está você, com vistos, passaportes, bilhetes aéreos, tudo pronto. Em menos de 20 dias será a mudança. Posso dizer que, com 36 anos de idade, tenho bastante experiência em mudanças mas dentro do Rio de Janeiro. Tenho mil técnicas de organização e logística mas e quando nada disso é suficiente? Dessa vez não vou guardar tudo, levar pra outro endereço e reorganizar. Agora, vou ter que escolher o que vai e o que não vai.

Nosso projeto é ficar pelo menos 5 anos fora então não tem porque fazer diferente. E aí é que entra o problema. Descobri que não sou materialista mas cada item dentro da nossa casa foi comprado em um momento, por uma razão. Tem uma história….. E em 13 anos de casamento tem bastante história….

A parte mais difícil sem dúvida foi em relação aos brinquedos das crianças. Como escolher alguns entre mais de 2 armários só com brinquedos? A ajuda deles foi super importante. Separamos 3 malas de brinquedos (que depois reduzimos para 2) e os outros a gente doou ou vendeu.

Vendemos móveis, eletrodomésticos, tudo. Escolher o que vai e o que fica foi completamente baseado em alguns fatores:

– eu realmente vou usar?

– vale a pena levar (seja pela idade do item e pelo peso e volume na mala)

– posso comprar um desse lá, mais barato e mais moderno?

De qualquer maneira, alguns itens acabamos optando por trazer especialmente para as crianças terem referência das coisas deles, como o edredom preferido de cada um. Fica mais fácil usar certos “objetos de transição” na hora de qualquer adaptação.

Uma coisa é certa. Na hora dá um medo, uma angústia…. Mas depois passa. Hoje vejo que não sinto falta de (quase) nada. Algumas coisas que deixamos em caixas na casa de pessoas da família dão saudades mas sabemos que estão lá, guardadinhas e podemos até pensar em trazer em algum momento.

No dia da viagem alugamos uma van para sair com nossas 14 malas e mais 3 volumes de mão. Toda nossa nova vida coube ali….. Era muito engraçado ver as pessoas nos olhando nos aeroportos. Quatro carrinhos lotados de malas. Cada adulto levando dois e as crianças sentadas em cima.

Achei que a viagem seria um estresse. A conta assustou: Rio- Sao Paulo – Toronto – Vancouver. 3 voos, 2 conexões, quase 20 horas de viagem, 2 adultos, 2 crianças, 17 malas…. Mas deu tudo certo e foi tranquilo demais! Cansativo mas tranquilo!

E finalmente chegamos ao Canadá!

No próximo post: chegamos, e agora?

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s