Por que sou uma moradora orgulhosa de Burnaby?

(*post original publicado no Facebook em 20 de novembro de 2016)

Semana passada tive a oportunidade de voluntariar na escola do Rafael e acompanhar sua turma na audiência com o prefeito da cidade de Burnaby (onde moramos há pouco mais de 2 anos), Derek Corrigan, no cargo há 15 anos (e contabilizando outros 15 anos como conselheiro na prefeitura antes de ser eleito ao principal posto).

A visita foi muito mais que um passeio. Foi uma aula de transparência e cidadania.

O prefeito chegou simpático, vestindo jeans, suéter e blaser. Falou sobre sustentabilidade, meio ambiente, reciclagem, educação, planos, investimentos e obras em andamento.
Contou a história da cidade, mostrou e explicou a bandeira e o brazão (onde se lê “By river and sea rise Burnaby”).
Nomeou cada criança para um cargo no governo, colocando-os nas cadeiras do plenário e explicando não apenas as funções mas dizendo quanto cada um de seus conselheiros e secretários – e ele mesmo – recebem de salário anualmente.

Além disso, ainda falou mais sobre a cidade:

– 60% do lixo são reciclados. A meta e chegar em breve a 70%.
– O lixo não reciclado e não tóxico/poluente é incinerado e gera energia. Por ano são 300 toneladas de lixo incinerado que abastecem 50 mil casas.
– Contingente de policiais trabalhando 24h por dia, 7 dias por semana: 300 oficiais. Em caso de necessidade recebem apoio da RCMP (polícia montada do Canadá), que é a força nacional.
– Contingente de bombeiros trabalhando 24h por dia, 7 dias por semana: 260 oficiais
– Novos centros de artes e rinks de patinação estão aprovados e serão construídos em breve.
– A área de Metrotown receberá um centro de convenções e eventos nos próximos anos.
– 25% da cidade é composta por parques.
– Atualmente 2.5 milhões de pessoas vivem na Grande Vancouver e a cada ano 40 mil novos moradores se mudam para a região.
– Muitos desses novos moradores escolhem a cidade de Burnaby para morar e por isso a cidade está se estruturando de forma que não altere a sua atrativa área verde. Antigas casas estão dando lugar a prédios, e estacionamentos subterrâneos estão sendo construídos.
– Manter a natureza é prioridade. É importante poder deixar os animais livres andando de um parque para o outro. Assim como anualmente a devolução de salmões para os rios é feita em forma de eventos e projetos ambientais com a participação ativa da comunidade.
– Outra meta da cidade é a redução no consumo de energia e uma das ações para tal é a substituição da iluminação por lâmpadas de LED.

No fim da audiência, depois de aproximadamente 1 hora, o prefeito Corrigan tirou fotos com as crianças e distribuiu autógrafos. Para encerrar, perguntou o nome de cada aluno e entregou, um a um, juntamente com um aperto de mão, um envelope com caneta, chocolate, folheto de informações e um pin com o brazão da cidade.
Nós, pais/voluntários também recebemos o presente.

Ficou uma experiência incrível e um orgulho enorme de fazer parte dessa comunidade. Sentir que nossos valores e metas são as mesmas faz com que a gente se sinta um pouco mais em casa, mesmo tão distantes do nosso país.

Até breve!

Advertisements

One thought on “Por que sou uma moradora orgulhosa de Burnaby?

  1. Hello, my name is Miguel, eu moro no litoral do Paraná – BR e estou com planos para migrar para o Canadá, mais especificamente para Burbaby, pesquisei em vários lugares e me encantei pela cidade, me passa seu e-mail para podermos conversar, tenho muitas dúvidas e acho que você pode me ajudar, muito obrigado

    Like

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s