(*post original publicado no Facebook em 20 de novembro de 2016)

Semana passada tive a oportunidade de voluntariar na escola do Rafael e acompanhar sua turma na audiência com o prefeito da cidade de Burnaby (onde moramos há pouco mais de 2 anos), Derek Corrigan, no cargo há 15 anos (e contabilizando outros 15 anos como conselheiro na prefeitura antes de ser eleito ao principal posto).

A visita foi muito mais que um passeio. Foi uma aula de transparência e cidadania.

O prefeito chegou simpático, vestindo jeans, suéter e blaser. Falou sobre sustentabilidade, meio ambiente, reciclagem, educação, planos, investimentos e obras em andamento.
Contou a história da cidade, mostrou e explicou a bandeira e o brazão (onde se lê “By river and sea rise Burnaby”).
Nomeou cada criança para um cargo no governo, colocando-os nas cadeiras do plenário e explicando não apenas as funções mas dizendo quanto cada um de seus conselheiros e secretários – e ele mesmo – recebem de salário anualmente.

Além disso, ainda falou mais sobre a cidade:

– 60% do lixo são reciclados. A meta e chegar em breve a 70%.
– O lixo não reciclado e não tóxico/poluente é incinerado e gera energia. Por ano são 300 toneladas de lixo incinerado que abastecem 50 mil casas.
– Contingente de policiais trabalhando 24h por dia, 7 dias por semana: 300 oficiais. Em caso de necessidade recebem apoio da RCMP (polícia montada do Canadá), que é a força nacional.
– Contingente de bombeiros trabalhando 24h por dia, 7 dias por semana: 260 oficiais
– Novos centros de artes e rinks de patinação estão aprovados e serão construídos em breve.
– A área de Metrotown receberá um centro de convenções e eventos nos próximos anos.
– 25% da cidade é composta por parques.
– Atualmente 2.5 milhões de pessoas vivem na Grande Vancouver e a cada ano 40 mil novos moradores se mudam para a região.
– Muitos desses novos moradores escolhem a cidade de Burnaby para morar e por isso a cidade está se estruturando de forma que não altere a sua atrativa área verde. Antigas casas estão dando lugar a prédios, e estacionamentos subterrâneos estão sendo construídos.
– Manter a natureza é prioridade. É importante poder deixar os animais livres andando de um parque para o outro. Assim como anualmente a devolução de salmões para os rios é feita em forma de eventos e projetos ambientais com a participação ativa da comunidade.
– Outra meta da cidade é a redução no consumo de energia e uma das ações para tal é a substituição da iluminação por lâmpadas de LED.

No fim da audiência, depois de aproximadamente 1 hora, o prefeito Corrigan tirou fotos com as crianças e distribuiu autógrafos. Para encerrar, perguntou o nome de cada aluno e entregou, um a um, juntamente com um aperto de mão, um envelope com caneta, chocolate, folheto de informações e um pin com o brazão da cidade.
Nós, pais/voluntários também recebemos o presente.

Ficou uma experiência incrível e um orgulho enorme de fazer parte dessa comunidade. Sentir que nossos valores e metas são as mesmas faz com que a gente se sinta um pouco mais em casa, mesmo tão distantes do nosso país.

Até breve!

Advertisements