Bilinguismo infantil

Screen Shot 2019-06-26 at 11.50.52 PMUma vez eu fiz uma pesquisa sobre bilinguismo infantil para a faculdade aqui no Canada e aprendi que a gente não é alfabetizado em idioma X, Y ou Z. A gente é alfabetizado e pronto.

Seguindo essa teoria, que pra mim faz todo o sentido, a criança aprende os chamados “códigos” de cada idioma de forma separada porém ela é alfabetizada apenas na primeira vez que aprende um idioma. Dá pra entender?
E conforme ela vai ficando fluente em mais de um idioma, esses códigos começam a se manifestar de algumas formas:

O “code switching“, que é o revezamento dos idiomas durante uma conversa, é super comum especialmente nas crianças bilíngues desde cedo. Elas utilizam elementos de mais de um idioma na comunicação verbal de forma natural e cotidiana.
Ex: “O meu amigo OVERREACTED quando a professora mandou ele pro OFFICE“.
(Não existe uma palavra muito perfeita em sentido e intensidade para dizer “OVERREACTED” – agiu de forma exagerada – em português. Já o “OFFICE” – secretaria da escola – passou a ser um termo de uso natural).
O “code mixing” ocorre de forma parecida porém por razões diferentes, não como substituição do termo ou frase por conta de contexto ou na falta de melhor expressão em outro idioma mas porque o falante não se lembra ou não sabe o termo que queria dizer.
Ex: “Hoje tivemos uma ASSEMBLY na escola”. (A criança nunca foi exposta a essa palavra – assembleia/reunião – na língua nativa e a substitui, pela falta de vocabulário).

Me contem se gostaram de saber um pouco sobre bilinguismo infantil para que eu possa dividir mais do que estudei e do que vivemos aqui diariamente!

Originalmente postado no Instagram

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s